News  >  Blog

Lançamento do Fundo Comunitário do Programa Semeando o Futuro

Published 03/19/2024 by rferreira

Banner site Fundo Comunitário SF (11)

Como uma organização internacional sem fins lucrativos com mais de 70 anos de experiência, a Global Communities atua na interseção da assistência humanitária, desenvolvimento sustentável e inclusão financeira em mais de 30 países ao redor do mundo.

No Brasil há dez anos, trabalhamos para impulsionar o desenvolvimento sustentável por meio de programas e projetos que abrangem a Responsabilidade Social Corporativa, Voluntariado e ESG, Segurança Alimentar, Desenvolvimento Socioeconômico, Resiliência Climática e Educação para Jovens e Crianças.

Em uma jornada que começou em 2014 no Brasil, com a chegada do Programa Semeando o Futuro, construímos uma trajetória de impacto e compromisso com o desenvolvimento das comunidades que atuamos.

Em parceria com a John Deere Foundation, o Semeando o Futuro foi mais do que um programa – foi uma missão compartilhada de promover mudanças significativas nas cidades de operação da empresa no Brasil.

Durante seis anos, o Semeando o Futuro não só fortaleceu as comunidades do entorno, mas também trabalhou junto ao Instituto John Deere Brasil com gestão e ações de voluntariado, deixando um legado duradouro de empoderamento e desenvolvimento.

Focado especialmente em jovens em situação de vulnerabilidade, o programa tem uma missão clara: estimular a capacidade das comunidades e instituições locais para identificar prioridades e mobilizar recursos para melhorias socioeconômicas significativas.

Em 2018, expandimos a atuação do programa para a Argentina, na cidade de Granadero Baigorria e em 2020 para Las Rosas, com uma operação confirmada no país até 2026.

Em seus 10 anos, o programa beneficiou 121 mil pessoas, apoiou 153 comunidades, capacitou 4.600 pessoas e engajou 21 mil jovens. Além disso, o programa fomentou 104 mil horas de voluntariado e 223 mil horas de participação comunitária.

Os recursos remanescentes do programa Semeando o Futuro serão utilizados para financiar projetos de até R$ 20.000,00 por instituição ou grupo. Projetos com valores superiores serão avaliados quanto ao impacto e contrapartidas apresentadas.

A disponibilização dos recursos para as entidades e/ou grupos contemplados está prevista para começar a partir do mês de abril de 2024. Os projetos aprovados deverão ser executados entre os meses de abril e julho de 2024, com prestação de contas até o dia 20 de setembro de 2024.

O Fundo visa promover melhorias na qualidade de vida das comunidades que participaram do Programa Semeando o Futuro entre 2014 e 2020 no Brasil. Ele apoia organizações locais em projetos que atendam às necessidades das comunidades, fortalece parcerias locais e estimula a autonomia das comunidades na elaboração e execução de projetos.

São elegíveis a participar comunidades e instituições locais (grupos colaborativos, associações de bairros e ONGs/OSCs) em Horizontina e Montenegro/RS, Campinas e Indaiatuba/SP e Catalão/GO que foram apoiados pelo programa Semeando o Futuro entre 2014 e 2020.

Os interessados em participar devem submeter seus projetos até o dia 14 de abril de 2024, exclusivamente via formulário digital incluindo todas as informações solicitadas e anexos necessários. Após a submissão, os projetos serão avaliados pelo comitê da Global Communities Brasil, com retorno aos proponentes em até 20 dias. Caso necessário, será concedido um período de 10 dias para ajustes nos projetos.

Para mais informações sobre o Fundo Comunitário Semeando o Futuro acesse o edital aqui.