News  >  Blog

Líderes comunitários promovem mutirão de embelezamento no bairro Bela União

Published 04/17/2019 by Daiane Yara Martins

2019-03-mutir-o-bela-uni-o-18_orig

​Moradores, Voluntários John Deere e funcionários da Prefeitura de Horizontina/RS uniram forças para transformar a praça poliesportiva do Bairro Bela União. A ação foi a primeira do ano promovida pela Associação de Moradores e marca a renovação do grupo para o ano de 2019.

​Márcia Pinheiro, integrante do grupo fala sobre a importância da ação para o início de mais uma etapa da nova diretoria.

“Estamos bem contentes de estar retomando o grupo participativo este ano e de estar contribuindo para o embelezamento da praça poliesportiva, que há muito tempo estava totalmente abandonada e impossibilitava o uso da comunidade aos equipamentos esportivos lá instalados. Todo o grupo está bem feliz com o resultado final”, afirma.

Durante a manhã de um sábado, cerca de 49 pessoas pintaram o chão da quadra, recolheram o lixo do entorno, instalaram placas com mensagens de conscientização e reformaram traves e tabelas de basquete. Márcia também destaca a participação de líderes comunitários de outros bairros da cidade.

“Foi muito legal ver a participação de líderes comunitários de outros bairros, moradores do Bairro Ouro Verde e Paraíso participarem com a gente durante todo o mutirão. Acho que temos que continuar ajudando no desenvolvimento de todos os bairros da cidade”.

Com a primeira ação concluída com o sucesso, a nova Associação de Moradores já planeja outras ações para envolver ainda mais a comunidade.

“É um grupo novo, mas queremos continuar trabalhando para a comunidade, estamos com vários projetos aqui no Bairro, o Mãos Unidas, toda segunda, a realização do Informática Solidária, a escolinha de futebol Estrelas do Amanhã. Para este mês ainda queremos realizar uma mateada no bairro para apresentar para a comunidade os futuros planos da Associação”, conta Márcia.

​Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentivo desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que buscam as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.