News  >  Blog

Líderes comunitários se unem em prol da reciclagem

Published 07/30/2019 by Daiane Yara Martins

2019-07-mutir-o-de-limpeza-n-cleo-fortaleza-22_orig

​O núcleo comunitário do Bairro Fortaleza realizou a primeira etapa do projeto Reciclar para Integrar, que tem como objetivo promover a conscientização da importância da separação e a destinação correta do lixo. 

Durante o dia de atividade, os líderes comunitários percorreram as ruas do bairro, distribuindo material educativo e fazendo a sensibilização dos moradores sobre a separação correta do lixo, e também realizavam um mutirão de coleta de lixo/entulhos pelo bairro todo. Ao final do dia de trabalho, foram recolhidos 6 caminhões de lixos, os quais foram cedidos pela Prefeitura Municipal de Montenegro.

Graciela Santos, líder comunitária e integrante do Núcleo Fortaleza, conta que o projeto de reciclagem surgiu como uma oportunidade de realizarem melhorias sustentáveis em seu bairro.

 “O projeto surgiu como uma oportunidade que nós encontramos, de unir a comunidade, ajudar o meio ambiente e transformar o lixo em renda, proporcionando melhorias para o bairro. Mesmo que seja pouco lixo gerado, já é um lixo a menos que não irá parar na natureza”.

A fim de continuar uma rotina de reciclagem no bairro, os líderes comunitários instalaram uma lixeira comunitária grande para coleta de lixoem frente à escola da comunidade Bello Faustino, com adesivos que indicam cada tipo de resíduo reciclável a ser descartado. A intenção é que posteriormente os materiais arrecadados sejam vendidos e a renda seja revertida em novas ações para a comunidade escolar e para o bairro

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentivo desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que buscam as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.