News  >  Blog

Líderes do Bairro Estação em Montenegro (RS) aos poucos retomam as ações comunitária

Published 10/28/2020 by Daiane Yara Martins

​A retomada das ações comunitárias segue a todo vapor. Depois do período da quarentena, os líderes comunitários do bairro Estação, em Montenegro/RS, seguem mobilizando voluntários e poder público. 

Em setembro de 2020 foram instaladas quatro lixeiras na comunidade. Uma atitude simples, mas que revela uma causa de grande importância. 

A demanda, que surgiu por meio do diagnóstico dos próprios moradores, tem como um dos objetivos manter a preservação da limpeza da região, mas não apenas isso. As lixeiras também irão auxiliar na separação do lixo, o que irá melhorar a coleta seletiva e o trabalho dos catadores, que também residem e trabalham no local.

​O projeto ganhou extensão e contou com a movimentação dos moradores do bairro e com o apoio do poder público do Município, por meio da secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Obras. 

Em um esforço conjunto, os moradores construíram, pintaram e doaram materiais para as lixeiras. Já o poder público disponibilizou trabalhadores para a instalação.

O próximo passo será a impressão de informativos sobre a correta separação do lixo e conscientização ambiental. 

O bairro Estação participa desde 2019 do Programa de Desenvolvimento Comunitário em parceria com a Global Communities.