News  >  Blog

Mãos Unidas amplia atividade e oferece curso de corte e costura

Published 06/04/2018 by Daiane Yara Martins

foto-capa-grupo-m-os-unidas

Grupo criado em 2016 grupo promove empoderamento e companheirismo entre mulheres do bairro Bela União

A partir de maio deste ano, o grupo Mãos Unidas passou a oferecer a 18 mulheres da comunidade, de idades entre 21 a 65 anos, do bairro Bela União o curso de corte e costura. As aulas são uma parceria com a Secretaria de Ação Social, do município de Horizontina, que foi firmada através de um projeto social elaborado na Capacitação de Gestão de Projetos, oferecida pela Global Communities Brasil através do programa Semeando o Futuro no ano passado. 

​As aulas acontecem uma vez por semana e têm como objetivos gerar uma fonte de renda para as participantes, além de promover a integração dessas mulheres. Para uma das conselheiras do grupo Iara Estigarribie Garcia, o oferecimento das novas oficinais e a parceria estabelecida com a prefeitura é um passo importante para o grupo, que só foi possível com a capacitação, oferecida pela Global Communities.

“A gente agradece todas as oportunidades que são dadas através do programa Semeando o Futuro. Muitas coisas nós aprendemos com as capacitações oferecidas. A Global Communities nos deu a oportunidade de aprender mais, de saber como lidar com todos os públicos, com a comunidade, com o poder público, como liderar e como se organizar. Todas as mulheres estão empolgadas com as novas atividades de corte e costura”, conta.

Para a técnica em desenvolvimento comunitário da Global Communities Brasil, Giovana Kuhn, é muito importante que as comunidades encarem nas capacitações uma forma de adquirir conhecimentos importantes, que poderão levar a parcerias chaves para seus projetos, “é gratificante ver as novas parcerias que são formadas através de projetos, que foram elaborados na capacitação, com isso, os grupos estão mais preparados para fecharem parcerias que contribuíram para seu desenvolvimento”, afirma. 

O começo de tudo

Visando a integração na comunidade e uma alternativa de gerar renda para as mulheres do Bairro Bela União, o grupo Mãos Unidas foi criado em abril de 2016, ao mesmo tempo em que a Associação do Bairro era criada. Com oficinas de crochê, de pintura e de tapete, hoje, o projeto social, tornou-se um lugar que vai além da geração de uma renda extra, mas que promove o acolhimento e a amizade, como destaca Iara, “aqui nós temos vários momentos de descontração e de aprendizado. Muitas pessoas que eram depressivas, depois que passaram a frequentar o grupo estão bem melhores. Isso reflete na produção de nossos materiais, muitas de nós não sabíamos fazer nada de crochê e nada de pintura, mas graças aos professores voluntários podemos dizer que temos uma profissão ”, afirma.  

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentiva o desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que buscam as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.

Por: Amanda Xavier