News  >  Blog

Moradores se unem para revitalizar a praça do Bairro Colato

Published 08/09/2017 by Daiane Yara Martins

a-o-colato-copy_orig

Mais uma ação de melhoria do Programa Semeando o Futuro, da Global Communities, aconteceu em Horizontina. Desta vez, moradores do Bairro Colato, com o apoio da equipe do programa e em parceria com o poder público, se uniram para o primeiro mutirão de limpeza da praça comunitária. Com a supervisão do engenheiro ambiental Lucas Simm, da Secretaria do Meio Ambiente do município, houve a poda de árvores antigas e limpeza do local. De acordo com Ana Link, que faz parte do Grupo Colaborativo do bairro, a necessidade de revitalização da praça surgiu com uma consulta popular, onde a comunidade elegeu a melhoria do local como prioridade. “Buscamos parcerias para esta ação acontecer. Depois de uma tarde toda de trabalho e limpeza, o resultado foi uma praça mais atrativa e com mais espaço. Foram 15 moradores que começaram este trabalho de revitalização e valeu a pena”, conta.

Conforme os planos do Grupo Colaborativo e a Associação de Moradores do bairro, as melhorias no local não param por aí: os moradores estão em busca de recursos para deixar o ambiente mais aconchegante e atrativo para crianças, jovens e moradores do bairro. “A praça está um pouco abandonada e isso precisa ser mudado. Hoje fizemos as podas e a primeira limpeza, mas no futuro queremos plantar novas árvores, revitalizar, pintar os bancos e portões, construir uma rampa de acesso e reformar as escadas. Aos poucos vamos conseguir e precisamos da ajuda de todos”, garante a jovem.

A ação teve o apoio da Mesa de Planejamento Colaborativo, um projeto também oferecido pela Global Communities, que visa planejar ações de melhorias em Horizontina, com a participação da comunidade, do poder público, entidades e associações. “Esta atividade do bairro Colato é mais um exemplo de como a mobilização comunitária pode dar certo. O objetivo principal do Programa Semeando o Futuro é desenvolver nas comunidades um espírito de empoderamento e iniciativa. De forma com que cada uma consiga planejar e executar as ações de melhorias, deixando o ambiente melhor para todos”, explica técnica em desenvolvimento comunitário do Programa, Giovana Kuhn.

Texto e fotos: Alessandra Toniazzo