News  >  Blog

Mutirão da saúde movimenta Jardim Nova América

Published 11/22/2017 by Daiane Yara Martins

img-0888_2

Evento sugerido por lideranças comunitárias levou saúde e diversão para bairro de Campinas

Nem a chuvinha do início da manhã atrapalhou a animação dos mais de 200 moradores do bairro Jardim Nova América que participaram do Mutirão da Saúde.  A atividade, sugerida por um líder comunitário durante uma das reuniões do Programa Semeando o Futuro, foi realizada com a parceria entre o programa, os moradores e a Escola Benedicta Wutke, onde o evento foi realizado.

A escolha do local também surgiu das conversas realizadas nas reuniões realizadas entre a equipe do Semeando o Futuro, direção da escola, professores, Grêmio Estudantil e pais. Para eles, é muito importante a preservação do patrimônio público como dever de todos. Com o Mutirão da Saúde a comunidade pode ver a nova estrutura da escola e valorizá-la como patrimônio de todos.
“É muito importante que os moradores participem de atividades na escola e valorizem o patrimônio que é deles mesmo. Por isso, o Mutirão foi muito legal pra gente”, comenta Ruth Isidoro Urbano, vice-diretora da escola.
Enquanto as crianças se divertiam nos brinquedos, os pais se exercitavam na aula de zumba, realizada por voluntários da academia do bairro.
Ao acabar a zumba, foi a vez dos pequenos praticarem esporte. A aula de capoeira encantou todos os participantes. Diego Henrique da Silva, mais conhecido como Jordan, ficou muito feliz em participar do mutirão. “É sempre um prazer divulgar a arte da capoeira. Nós desenvolvemos atividades lúdicas que movimentam todo o corpo, trazendo benefícios para saúde. Além de trabalhar a disciplina, o respeito e o companheirismo”.
Nas salas de aula, os moradores cuidavam da saúde participando de palestras sobre Nutrição, com a nutricionista e voluntária Graciela Martins dos Santos Costa, Prevenção de doenças cardíacas e saúde bucal, com a equipe do posto de saúde do bairro.
A atividade, além de esclarecer os moradores e ajudar na prevenção de doenças, também aproximou muito os cidadãos dos profissionais que são responsáveis pela saúde na comunidade.
Os voluntários da Max Plank ofereceram serviços como aferimento de pressão, teste de glicemia e avaliação postural.
Beatriz Ferreira Dutra, mais conhecida como Bia, mãe do aluno Lucas, era uma das mais animadas na aula de zumba. Ela acredita que deveriam haver mais dias como esse. “Foi muito bom! Enquanto eu  fazia zumba meu filho estava se divertindo com os amigos. Também participei das palestras e achei muito interessante.” Bia saiu das palestras animada para ter novos hábitos. “Temos que cuidar de nossa saúde.”

Segundo Carmen Freddo, Especialista de Desenvolvimento Comunitário da Global Communities, a atividade foi um sucesso. “Conseguimos cumprir diversos objetivos com o Mutirão. Desde a mobilização dos moradores e lideranças comunitárias, agregar importantes parcerias como com o posto de saúde e academia do bairro e tornar o Programa Semeando Futuro mais conhecido na comunidade”, explica.

Roseli Bianchi, Especialista de Voluntariado da Global Communities, também comemora. “A participação dos voluntários foi fundamental para o sucesso do dia de hoje. Todos estiveram super comprometidos e antederam a comunidade com alegria e profissionalismo.”

Os jovens da comunidade também participaram do evento com apresentações musicais e com a venda de doces para arrecadar fundos para o Grêmio.

Semeando o Futuro no Jardim Nova América
O Programa Semeando o Futuro chegou ao Jardim Nova América em março deste ano. Veja como foi essa história que já é um sucesso:

  • Março – início das atividades  – identificação e mapeamento de líderes e entidades;
  • abril e maio – reunião com lideranças e apresentação do Semeando o Futuro
  • junho – assembleias comunitárias
  • julho – apoio  a projetos comunitários já existentes – Feira da esperança  
  • agosto e setembro: reunião com lideranças – mapeamento de ativos, identificação de partes interessadas, análise e identificação de necessidades.
  • outubro novembro – planejamento e execução de ação comunitário a partir da ideia e sugestão dos moradores.