Desenvolvimento socioeconômico, segurança alimentar e resiliência climática

Estamos comprometidos em desenvolver programas e projetos que impulsionem o crescimento socioeconômico sustentável, promovam a inclusão social, igualdade de gênero e aumentem a resiliência das comunidades no enfrentamento dos desafios associados as mudanças climáticas. Por meio, de uma abordagem participativa e com uma rede de parceiros locais, buscamos fortalecer as comunidades, promover práticas sustentáveis e apoiar iniciativas de inclusão financeira que gerem o aumento da capacidade produtiva das pessoas e suas comunidades.

ODS_1

DESENVOLVIMENTO DE PEQUENOS PRODUTORES RUAIS

Apoiamos agricultores familiares do Nordeste a enfrentarem desafios diários, que ameaçam seus meios de subsistência e segurança alimentar, a tornarem suas lavouras mais produtivas, garantindo o sustento das suas famílias e impulsionando o desenvolvimento local.

Programa Prospera

O Prospera beneficia milhares de agricultores e suas famílias do nordeste com técnicas e tecnologias que visam promover o desenvolvimento socioeconômico e a resiliência climática na região.

COPERATIVISMO

Atuamos no fortalecimento socioeconômico das comunidades em situação de vulnerabilidade social. Facilitamos a formação de grupos sociais com interesses compartilhados, para que possam atuar de maneira conjunta na melhora das suas condições de geração de renda por meio da economia circular.

Projeto Reciclar

O Projeto Reciclar tem foco no aprimoramento das condições de trabalho e renda dos catadores e catadoras de materiais recicláveis em Montenegro (RS). O objetivo do projeto é a promoção do desenvolvimento da comunidade local por meio da inclusão produtiva ao mesmo tempo que contribui para a economia circular. No projeto Reciclar 80% dos participantes são mulheres negras chefes de família.

Estratégias de Responsabilidade Social Corporativa, Voluntariado e ESG

Desenvolvemos programas e projetos socias com o objetivo de fortalecer o impacto social positivo e promover uma cultura empresarial mais sustentável e responsável. Atuamos em todas as etapas necessárias a implementação de projetos e programas de desenvolvimento comunitário, garantindo o alinhamento entre as estratégias de RSC e as práticas ESG corporativas com as necessidades da comunidade.
O desenvolvimento comunitário integral acontece de forma transversal as estratégias de relacionamento comunitário, voluntariado corporativo e desenvolvimento de instituições locais.

ODS_2_2
RSC & ESG

 

Voluntariado Corporativo

Desde nossa chegada ao Brasil, há mais de 10 anos, atuamos com estratégias de voluntariado corporativo para organizações que estejam comprometidas com o impacto social positivo e o desenvolvimento das comunidades onde operam.

Oferecemos orientação técnica aos comitês voluntariado por meio do engajamento de colaboradores e gestão de atividades e projetos, incluindo o desenvolvimento e manutenção de parcerias organizações locais e grupos comunitários.

RSC & ESG

 

Relacionamento comunitário

O relacionamento comunitário é uma estratégia eficaz para que as empresas tenham a oportunidade entender as necessidades das comunidades onde atuam e possam desenvolver soluções que apoiem no desenvolvimento local. Apoiamos organizações no estabelecimento de diálogo com as comunidades, para apoiar no desenvolvimento de suas estratégias socias.

Por meio do diálogo social, realizamos articulação entre diferentes esferas governamentais e rede de parcerias para garantir que todos os interesses sejam considerados e necessidades atendidas.

 

RSC & ESG

 

Fortalecimento Institucional do Terceiro Setor

Nossa experiência inclui o apoio ao aprimoramento na gestão de Organizações da Sociedade Civil, para impulsionar o seu desenvolvimento, sustentabilidade financeira e protagonismo social.

Esse processo é feito por meio da transferência de conhecimento e ferramentas de gestão, usando o Índice de Desenvolvimento Institucional (IDI) para avaliar competências como gestão de projetos, governança, finanças e voluntariado. Com base nos resultados, é criado um plano de melhoria institucional em que as organizações recebem suporte técnico para desenvolverem ainda mais suas capacidades organizacionais com base nas suas prioridades de desenvolvimento.

Foto Jony
RSC & ESG

Programa                      Semeando o Futuro

O Semeando o Futuro tem como missão fortalecer a capacidade das comunidades e instituições locais para identificar prioridades e mobilizar recursos para melhorias socioeconômicas. Em seus 10 anos, o programa beneficiou 121 mil pessoas, apoiou 153 comunidades, capacitou 4.600 pessoas e engajou 21 mil jovens.

Consultoria para                        diagnósticos sociais

Atuamos no desenvolvimento de projetos de consultoria estratégica para elaboração de diagnósticos sociais, que apoiem empresas, fundações e institutos na definição de suas estratégias de responsabilidade social corporativa, investimento social privado e práticas ESG. Os diagnósticos sociais empregam metodologias participativas que dão voz às comunidades, contribuindo para que as estratégias sociais corporativas estejam alinhadas às necessidades comunitárias.

 

objetivos_port2
DIAGNÓSTICOS SOCIAIS

 

Produtos e serviços

Aplicação de pesquisas quantitativas e qualitativas;

Mapeamento e engajamento de stakeholders locais (líderes comunitários, instituições locais, poder públicos, colaboradores, etc.);

Elaboração de estudos estratégicos para ampliar o impacto social corporativo;

Elaboração de planos estratégicos para estruturação e gerenciamento de programas/projetos de atuação social e desenvolvimento local;

Definição de indicadores e monitoramento e avaliação de projetos sociais.

DIAGNÓSTICOS SOCIAIS

 

Lwart Soluções Ambientais

A Lwart Soluções Ambientais, faz a gestão de 200 milhões de litros de resíduos de óleo por ano, está presente em 14 estados do país, com cerca de 1.343 colaboradores.

O diagnóstico desenvolvido para a Lwart apoiou na reformulação de sua Estratégia Social e no desenho do Programa de Voluntariado Corporativo. O Programa de Voluntariado foi desenvolvido com base nos interesses dos colaboradores, na estratégia de negócios e nas demandas locais. Em parceria com a empresa, desenvolvemos políticas, manuais e programas para orientar essas iniciativas.

CONSULTORIAS SOCIAIS 

 

BP Bunge Bioenergia

Foi realizado um mapeamento de oportunidades sociais nas 11 cidades onde a empresa atua, visando alinhar as estratégias de Responsabilidade Social Corporativa às necessidades das comunidades locais. Isso incluiu o mapeamento de 1.000 organizações da sociedade civil, pesquisa com 3.450 colaboradores e 40 entrevistas em profundidade com gestores públicos. Essas ações visaram identificar oportunidades de impacto social e promover a colaboração entre a empresa, as comunidades e o setor público.

A BP Bunge atua com energias renováveis a partir da cana-de-açúcar, está presente em 5 estados e conta com 8,5 mil colaboradores diretos.

Desenvolvimento de crianças e jovens

Oferecemos suporte estratégico a empresas, fundações e institutos que buscam alinhar suas estratégias de responsabilidade social corporativa e práticas ESG ao desenvolvimento de crianças e jovens nas áreas da cultura, educação e esporte. Realizamos projetos financiados por meio de investimento social privado ou por destinação de impostos para projetos sociais via leis de incentivo fiscal.

Atuamos em rede, mobilizando comunidade, empresas, voluntários e o poder público. Por meio de uma metodologia participativa, promovemos um ambiente colaborativo e propício ao desenvolvimento integral de crianças e jovens, contribuindo para formar adultos saudáveis, engajados e preparados para os desafios da vida adulta.

ODS_3

CRIANÇAS

Desde 2014, trabalhamos em parceria com escolas públicas, visando o desenvolvimento integral de crianças e jovens. Contudo, percebemos uma lacuna: muitos adolescentes chegam ao ensino médio sem terem desenvolvido capacidades socioemocionais fundamentais para sua jornada adulta.

Minha Primeira Infância

É a partir dessa experiência que nasce o Minha Primeira Infância, projeto aprovado pelo Ministério da Cultura (PRONAC 23.2077), que tem como missão essencial promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos por meio de oficinas culturais em instituições públicas.

JOVENS

Acreditamos no potencial da juventude para impulsionar o desenvolvimento sustentável. Em nossos projetos e programas, priorizamos oportunidades extracurriculares e de voluntariado para o desenvolvimento de habilidades, capacitando-os a se sentirem capazes e conectados com suas comunidades. Ao fortalecer sua autoestima e habilidades sociais, contribuímos para a formação de adultos socialmente responsáveis.

John Deere na escola

Personalizamos projetos para alinhar às demandas específicas das escolas com as estratégias dos comitês de voluntariado corporativo da John Deere. Projetos como Liderança Juvenil e 5S oferecem ferramentas para o desenvolvimento da liderança jovem e implementação de melhorias na comunidade escolar. Projetos como Talentos Jovens, Mentoria e Conhecendo as Profissões proporcionam orientação para os jovens aprimorarem suas escolhas de carreira.

Nossos parceiros