News  >  Blog

Novos líderes em formação garantem continuidade e sustentabilidade de Desenvolvimento Comunitário em Horizontina

Published 08/08/2019 by Daiane Yara Martins

2019-07-formatura-pace-39_orig

​Entre os meses de abril e junho, a equipe do Semeando o Futuro conduziu uma nova capacitação em Gestão Comunitária Participativa (PACE). Além da capacitação teórica, os participantes estiveram envolvidos em diversas atividades práticas como o mapeamento de prioridades e ações de impacto rápido. Participaram da formação 26 moradores de sete bairros de Horizontina e um de Dr. Maurício Cardoso (cidade vizinha), dentre eles quatro funcionários John Deere, totalizando 64 horas de capacitação, 40 horas voluntarias das comunidades para a elaboração de seus Planos de Desenvolvimento Comunitários e 60 horas para o planejamento dos projetos apresentados ao Fundo Comunitário da Global Communities. 

O destaque desta edição da capacitação foi a participação de líderes que atuam em seus bairros há alguns anos, compartilhando experiências com os demais e atuando como multiplicadores de boas práticas. Os líderes Adriana e Eduardo participaram diretamente das aulas, porém outros líderes também contribuíram apoiando os novos líderes em formação.

No evento de encerramento da capacitação, os grupos de cinco comunidades apresentaram seus projetos para uma banca apreciadora formada por nosso diretor, Jon Allen, Ricardo Santos,  Gerente de Operações da John Deere, Marcelo Blume, Vice Diretor da FAHOR, Claudio Giovani Becker, Professor da FAHOR  e Jones Cunha, Vice-Prefeito de Horizontina. Os projetos foram aprovados e serão apoiados pelo Fundo Comunitário da Global Communities Brasil.

“Participar desse momento e ver as comunidades empoderadas é uma grande alegria. Desde o ano passado, nós acompanhamos mais de perto o trabalho que a Global Communities vem realizando com as comunidades e é perceptível o desenvolvimento que elas vêm apresentando. Nós, enquanto poder público, estamos lado a lado na implementação das melhorias, estamos para servir às comunidades, no entanto, ver o empenho e comprometimento dessas lideranças é o que nos motiva e nos faz acreditar que estamos todos no caminho certo. Trabalhar com os esses bairros participantes do Semeando o Futuro é muito diferente daqueles que não recebem o acompanhamento. Os líderes destes bairros têm o entendimento dos processos, são organizados ao fazerem solicitações ao poder público, se colocando em um papel de co-responsáveis. Jones Cunha, Vice Prefeito de Horizontina.