News  >  Blog

Núcleo Sonho na Chuteira promove primeiro torneio com foco na inclusão

Published 08/26/2019 by Daiane Yara Martins

2019-07-torneio-sonho-na-chuteira-38_orig

​O núcleo comunitário Sonho na Chuteira, de Goiandira/GO, participante do Programa de Desenvolvimento Comunitário (PDC), se uniu com a escolinha de futebol Goiandira/Furacão para promover o primeiro torneio de futebol Sonho na Chuteira. O evento realizado no Colégio Estadual Amélia de Castro Lima marcou o primeiro jogo do time de inclusão, formado por crianças portadoras de deficiências visuais do projeto, que funciona na cidade há sete anos.

Além dos jogos disputados entre os alunos e pais do projeto, voluntários e o time de inclusão, foram realizadas outras atividades pelos funcionários da John Deere, que falaram para os presentes sobre inclusão, meio ambiente, a fábrica John Deere e contação de história. Também foi realizada a entrega dos novos uniformes, conquistados pelos líderes comunitários através do Programa de Desenvolvimento Comunitário.

Pedro Augusto Silva, líder comunitário e voluntário John Deere, afirma que a parceria com o projeto desenvolvido na cidade, que já beneficiou tantas crianças através do esporte, é um ganho para o grupo que se formou há quatro meses.

“Para nós é uma alegria realizar o primeiro torneio Sonho na chuteira, esse projeto tão importante se iniciou há sete anos com o professor Wilner. Todo esse trabalho é fundamental para as crianças pelo fato de serem pequenas e terem a oportunidade de se desenvolverem através do esporte”, afirmou em entrevista ao Blog Zap Catalão.

Além do torneio, o grupo planeja mais ações comunitárias para os próximos meses, em paralelo, os líderes comunitários continuam com a Capacitação em Gestão Comunitária Participativa (PACE), oferecida pela Global Communities Brasil.

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentiva desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que busquem as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas para contribuírem com o desenvolvimento da comunidade. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estas por sua vez fortalecem suas capacidades para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para solução de demandas locais, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.