News  >  Blog

Programa de Desenvolvimento Comunitário aproxima a empresa e comunidades

Published 10/31/2019 by Daiane Yara Martins

O Programa de Desenvolvimento Comunitário (PDC) está possibilitando que funcionários John Deere em Catalão/GO e em Montenegro/RS sejam protagonistas do desenvolvimento de seus bairros, mobilizando moradores e fortalecendo vínculos entre a empresa e as comunidades de entorno.

Em seis meses de programa, os líderes comunitários receberam a Capacitação em Gestão Comunitária Participativa (PACE), com isso, foram capazes de firmar parcerias e mobilizar a comunidade para a realização das primeiras ações de impacto rápido em seus bairros.

O programa de Desenvolvimento Comunitário (PDC) até o momento mobilizou nas duas cidades:

14 núcleos comunitários formados
118 voluntários John Deere
941 horas de voluntariado John Deere
535 voluntários comunitários
4.839 horas de voluntariado comunitário

Confira os projetos executados em Catalão:

Abrigo Paraíso
Os líderes comunitários promoveram a reforma do Abrigo Paraíso de Cães, que recolhe animais abandonados e encontra um novo lar para os mesmos.

Bairro Aeroporto
Os líderes comunitários do Bairro Aeroporto juntaram forças com a comunidade e com os voluntários John Deere para a realização da pintura da creche do bairro, a EMEB Alba Mathias.

Bairro Bela Vista
Preocupados com o aumento crescente de casos de dengue em sua comunidade, os líderes comunitários do Bairro Bela Vista promoveram um evento de conscientização e um mutirão de limpeza. Leia mais.

Bairro Castelo Branco
O núcleo do Bairro Castelo Branco promoveu a 5ª edição do Festival Cidadania nas Ruas, um momento de lazer e promoção do esporte que reuniu toda a comunidade.

Bairro Eldorado
Os líderes comunitários colocaram em prática o projeto de implementação do parque ecológico Dino’s Park, que tem como objetivo oferecer a toda a comunidade e seus bairros adjacentes uma opção de lazer. Leia mais.

Bairro Jardim Paraíso
O núcleo comunitário executou o projeto “Futuro através do esporte”, que possibilitou a compra de uniformes para aulas de Muay Thai. O projeto acontece de forma voluntária e beneficia 34 alunos.

Goiandira
O núcleo colocou em prática o projeto Sonho na Chuteira, uma tarde de torneio de futsal em parceria com a escolinha de futebol da cidade de Goiandira. Leia mais.

Confira os projetos executados em Montenegro:

Bairro Estação
Os líderes comunitários colocaram em prática o “Projeto Cultura Aninha” e realizaram a implementação de uma praça comunitária ao lado da única escola do bairro, a EMEF Ana Beatriz Lemos. Leia mais.

Bairro Fortaleza
Preocupados com o acúmulo de lixo no bairro, o núcleo comunitário do Bairro Fortaleza colocou em prática o projeto “Reciclar para integrar”, que coletou lixo e entulho ao redor da comunidade e sensibilizou os moradores sobre a importância da reciclagem. Leia mais.

Bairro Industrial
Moradores e os líderes comunitários uniram forças para a revitalização da sede da Associação de Moradores do Bairro Industrial. Em dois fins de semana foram realizadas atividades de pintura, jardinagem e a instalação de novos equipamentos. Leia mais.

Bairro do Polo
O Núcleo Mãos Dadas promoveu a revitalização da área de lazer externa da Escola Municipal Oswaldo Aranha. Foram realizadas diversas atividades como a pintura e a restauração de brinquedos, jardinagem e o plantio de flores.

Bairro São Paulo
O Bairro São Paulo promoveu a revitalização da Praça das Poesias, com ampla participação da comunidade, a ação realizou a pintura dos bancos, a restauração dos brinquedos e o plantio de novas flores, que deram uma cara nova ao local. Leia mais.

Bairro Senai
O núcleo comunitário do Bairro Senai colocou em prática o projeto “Unidos somos mais fortes” que implementou a primeira praça comunitária do bairro. Leia mais.

Bairro Zootecnia
O Núcleo do Bairro Zootecnia realizou a implementação da primeira praça comunitária do bairro. Foram realizadas diversas atividades que ajudaram a revitalizar o local, que antes se encontrava abandonado. Leia mais.