News  >  Blog

Programa de Desenvolvimento Comunitário chega a Montenegro

Published 03/26/2019 by Daiane Yara Martins

No dia 28 de março, às 19h na UNISC-Montenegro, será lançado o programa de Desenvolvimento Comunitário oferecido pela ONG Global Communities para cidadãos de Montenegro/RS. Com o objetivo de aproximar a John Deere das comunidades, a iniciativa faz parte do Programa Semeando Futuro, uma parceria entre a Global Communities Brasil e a Fundação John Deere.

Para auxiliar no desenvolvimento desses líderes locais, a Global Communities Brasil irá oferecer uma capacitação dentro da metodologia PACE, em inglês, ou APMC – Atividades Participativas para a Melhoria Comunitária. Criada na Guatemala, em 1997, a metodologia tem o objetivo abordar técnicas de formação comunitária, capacitando as comunidades para que elas sejam capazes de se organizar, identificar demandas, se planejar e propor soluções, por meio de parcerias, da elaboração e execução de projetos.
Para participar as comunidades interessadas deverão se organizar em núcleos comunitários formados por cinco membros da comunidade e inscrever um projeto de melhoria para seus bairros. Mais informações para inscrição estão disponíveis no site www.globalcommunities.org.
Atuando em Montenegro desde 2018, com projetos voltados ao Terceiro Setor e Voluntariado, Naja Souza, coordenadora regional de programa da Global Communities Brasil, se mostra otimista a implantação do novo projeto.
“Vejo esse trabalho em Montenegro como uma oportunidade para as comunidades se apropriarem de sua realidade e buscar um autodesenvolvimento através de ações participativas, tornando a comunidade sustentável”, afirma.
Para saber mais sobre o projeto ou se inscrever entre em contato através do e-mail, [email protected] ou pelo telefone (51) 8222-0019.


Desenvolvimento Comunitário

O Programa Semeando o Futuro teve início em Horizontina em 2014, atuando em três pilares e, de lá para cá, vem trabalhando lado a lado de oito comunidades, que passaram por capacitações e receberam consultorias. Todo esse processo vem colaborando com a construção de capacidades desses bairros, que através da formação de associações de moradores e grupos colaborativos, buscam as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas desenvolvendo diariamente sua autossuficiência comunitárias.
Eles conquistaram diversas melhorias para seus bairros, impactando diretamente na vida de todos os moradores. Veja algumas ao lado.