News  >  Blog

“Projeto Catadores” aborda a importância da segurança do trabalho para uma atividade sustentável

Published 05/18/2023 by Daiane Yara Martins

“Qual a importância do uso de equipamentos de segurança para a prevenção de acidentes de trabalho?”
 
Esse foi o tema abordado na segunda oficina que faz parte da trilha de capacitação dos catadores da cidade de Três de Maio (RS). 

A iniciativa compõe mais uma etapa do “Projeto Catadores”, que desde dezembro de 2019, reúne os poderes público e privado em um único objetivo: promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável da atividade.
 
No dia 18 de novembro, o professor Rodrigo Bastos, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, abordou a importância do uso de EPIs e da adoção de comportamentos seguros.
 
Como mensagem principal, a palestra esclareceu que a melhor forma de evitar situações que envolvem desgastes físicos, emocionais e financeiros é a prevenção.
 
O encontro foi importante para promover a reflexão sobre os aspectos a serem modificados de maneira imediata nas rotinas diárias para assegurar a qualidade de vida de trabalhadores e de seus familiares.
 
Esse foi mais um passo do projeto que está mudando as condições de trabalho dos catadores da cidade.
 
Juntos, estão a Sicredi, a FAHOR (Faculdade Horizontina), a Setrem (Sociedade Educacional Três de Maio), a Prefeitura Municipal e a ACI (Associação Comercial), sob a coordenação da Global Communities.