News  >  Blog

Reforma de banheiros gera conscientização e união entre comunidade

Published 09/11/2017 by Daiane Yara Martins

img-5746_orig

Ação aconteceu na Escola Deolinda Maneira Severo, no Jardim Oliveira Camargo, em Indaiatuba-SP

Portas, espelhos e tampas de vasos quebradas. Pintura velha e paredes rabiscadas. Nada de divisórias entre os mictórios e nem suporte para o papel higiênico. O cenário, que nada combina com educação, descreve como eram os únicos banheiros da Escola Estadual Deolinda Maneira Severo, no Jardim Oliveira Camargo, em Indaiatuba. A antiga realidade dos 530 alunos da instituição pode ser resumida na frase de Guilherme Sena, 13 anos: “era difícil se sentir bem naquele banheiro”. Tudo mudou quando 12 voluntários da comunidade aceitaram colocar a mão na massa e fazer a reforma do local. Juntos, eles transformaram o ambiente em um lugar digno de convívio escolar. 

O ponto de partida desta transformação começou com a parceria entre a Fundação John Deere e a Global Communities, quem executa o Programa Semeando o Futuro. Através disto, a equipe do programa fez um mapeamento de moradores já atuantes e das instituições do bairro Jardim Oliveira Camargo para identificar lideranças e levantar prioridades comunitárias. Foi então, pela escola Deolinda, que se chegou ao Grêmio Estudantil. “Os alunos, a diretoria e a equipe pedagógica relataram a situação precária dos banheiros e pediram ajuda para mudar esta situação. Todo o material da reforma já estava no local desde o começo do ano, doado pelo Comitê de Voluntariado da John Deere, que apoia as escolas da região com ações de voluntariado e melhorias de infraestrutura. Mas faltava a mão de obra”, lembra Carmen Freddo, especialista em desenvolvimento comunitário da Global Communities.
 
A necessidade dos alunos foi levada à comunidade durante a primeira assembléia comunitária do bairro. Os pais apoiaram a causa: um foi erguendo a mão com ideias e o outro aceitando a ser voluntário. Após muitas conversas, 12 pessoas de diferentes idades e profissões se inscreveram para ajudar. Foram cinco sábados das férias de Julho para a reforma dos banheiros acontecer. Com cada um doando o tempo e a habilidade que podia, o novo banheiro foi ganhado forma e a comunidade se envolvendo. Na lista de voluntariados tinha encanadores, eletricistas, auxiliares, pintores e um arquiteto. “O grupo se uniu e a reforma aconteceu. Esta é a ideia do programa: fortalecer as comunidades e fazer com que eles possam resolver problemas a partir da elaboração e execução de projetos próprios”, explica Carmen.  Guilherme, que estuda no oitavo ano, estava lá nos dias das ações, ajudou como podia e viu o quanto a mudança representa na vida dos alunos. “Eu vejo o progresso que está acontecendo na escola por conta do trabalho voluntário. Os alunos foram ouvidos. Nós escolhemos as cores, como a gente sonhava em ter um banheiro na escola. Elegemos a reforma do banheiro como prioridade, a escola nos escutou e os pais se envolveram para nos ajudar. Agora depende de nós cuidar disso tudo”, garante.

Voluntariado que emociona e fortalece o amor pela escola
Quando o técnico de eletrônica Salvador Santos, foi convidado para ajudar, aceitou sem pensar duas vezes. Ele participou da assembléia e quis ser voluntário pela relação de amor que tem com o local. Ele estudou lá, as filhas dele estudaram também e hoje são as netas que frequentam a escola. Ao ajudar na reforma, se emocionou lembrando da trajetória da família naquele lugar. “Este contexto que estamos hoje, aqui, é um momento único. É a prova de que a vida está acontecendo. Essa escola é importante para minha família. Sem ela, eu não seria nada. Sem ela minhas netas não vão chegar a nenhum lugar”, conta, entre lágrimas. Quanto ao processo de mobilização na comunidade para melhorias, seu Salvador garante que vai incentivar os vizinhos a se unir por melhorias. “ Estamos fazendo algo para a gente, é algo não tem como dar valor financeiro. Ajudar a nossa comunidade se desenvolver não tem preço. Quem não serve para servir, não serve para viver”, afirma.

Conscientização é fundamental para continuar crescendo 
Para a coordenadora da escola, Elaine Batajelo, a ação mostrou como a união consegue fazer a diferença. Com o material em mãos e os voluntários unidos, a escola ganhou não só um banheiro novo, mas um olhar da comunidade para a instituição. “Isso é de todos: pais, alunos, comunidade. E a valorização de patrimônio público é importante. No dia em que os alunos voltaram às aulas, nós mostramos como tinha ficado o banheiro, com fotos dos voluntários trabalhando. Mostramos a importância de valorizar o voluntário, que trabalhou em benefício deles. É um trabalho de conscientização que estamos fazendo”. Esta conscientização começou em 2015, quando a Fundação John Deere procurou a escola para propor parceria com palestras. A coordenadora lembra da empolgação e aceitação dos alunos. O acolhimento foi tanto que resultou em outros projetos: doação de sala de pinturas com canto de leitura,  trabalho em jardinagem e implementação de aulas de robótica. “Ano passado o Grêmio levou ao Comitê o problema dos banheiros e todo o material necessário para esta reforma foi cedido. Agora, com o banheiro novo, a valorização aumenta. O mundo pode ser melhor se cada um fizer a sua parte, nós podemos nos unir e fazer ações para deixar nosso ambiente um pouco melhor”, ressalta a coordenadora.

Crédito do texto: Alessandra Toniazzo