News  >  Blog

Seja um embaixador você também!

Published 05/15/2017 by Daiane Yara Martins

mat-ria-embaixaroes-sandra-da-luz-embaixadora-para-so_orig

Ser embaixador pelo Semeando o Futuro é auxiliar na transformação de vida das comunidades.

Desde 2016 o Bairro Paraíso, em Horizontina, ganhou uma peça importante na construção de melhorias. Para uns, uma conselheira, para outros, uma amiga. Sandra da Luz tem 68 anos e há um ano se dedica em ajudar. Ela não mora no bairro, mas se sente em casa quando está lá, no meio da comunidade. Os problemas não são diretamente dela, mas já fazem parte de sua vida. “Estou lá me doando como pessoa. É uma doação de tempo, energia e experiência para auxiliar quem precisa e melhorar as condições de vida de quem está lá. É gratificante ganhar um abraço no final de cada reunião e ouvir ‘muito obrigada’ quando a ação acontece”, conta a voluntária. 

Sandra escolheu o Bairro Paraíso por afinidade e por conhecer a história das invasões e dos problemas do local. Quando soube da oportunidade de voluntariar, se prontificou para ser embaixadora pelo projeto Semeando o Futuro. Desde então participa de reuniões e eventos, na elaboração de projetos e faz questão de sempre estar em contato com os líderes da comunidade para resolver os problemas lá existentes. Ser embaixador é fortalecer a organização e o desenvolvimento comunitário dos bairros com problemas de moradia, saneamento e saúde, por exemplo. “É uma pessoa civil que oferece seus talentos, capacidades e habilidades para ajudar a comunidade. Cada bairro identifica suas necessidades e o embaixador vai dar sustentabilidade nas ações. Qualquer pessoa pode ser embaixador, desde que tenha tempo para se doar”, explica Carmen Freddo, especialista em desenvolvimento comunitário.

​As reuniões acontecem pelo menos uma vez por mês e as ações dependem de cada bairro. Por ser um voluntário, o embaixador é quem vai definir qual o tempo de doação e criar as formas de comunicação com o bairro que escolher. “O papel mais importante é manter o planejamento das ações. Ajudar a comunidade a colocar as ideias no papel e encontrar maneiras de executá-las”, explica Carmen. No bairro Paraíso Sandra conhece bem este caminho: “A gente dá o toque final nas ideias. Pode ser na parte escrita, como aconteceu no projeto do futsal. Ajudei a escrever o projeto e hoje mais de 30 crianças são beneficiadas. Me vejo como uma conselheira, sem interesse financeiro ou político. E eles sentem que é uma doação de amor. Hoje eu digo para quem quiser ouvir: me sinto parte do bairro. O Paraíso é o nosso bairro”.

Transformação de vida, de visão e de pessoas

A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Madre Tereza, Lidiane Bruna Grins é parte ativa da comunidade da Bela União, em Horizontina. A partir da formação do Grupo Colaborativo no bairro, foi necessário buscar membros que pudessem ajudar no desenvolvimento dos projetos. Lidi, como é conhecida, não poderia estar fora disso. Ela aceitou o desafio de ser voluntária, mesmo trabalhando mais de 10 horas por dia como diretora. “Eu sou parte deste bairro, mesmo não morando aqui. Gosto de colaborar com o que eu posso, com as minhas habilidades. As reuniões com a associação acontecem uma vez por mês, mas temos um grupo de mensagens. Esse contato é estabelecido pelo respeito e confiança. Eles sabem que podem contar comigo, mesmo eu não morando lá”, garante. Por conta de fatores históricos de violência e carência, Lidi conta que existe um preconceito quando se fala no Bairro Bela União na cidade. “Mas existe um lado bom, cheio de qualidades, com pessoas que são do bem e querem fazer uma sociedade diferente. Muita gente trabalha honestamente e quer melhorar a qualidade de vida no bairro. Pensando num todo. O nosso foco, como voluntários, é dar uma perspectiva diferente para  quem está aqui e mudar a visão de quem nunca veio até aqui”, explica a voluntária.

A partir de um curso de capacitação, oferecido pelo projeto Semeando o Futuro, líderes e embaixadores entendem melhor a metodologia a ser aplicada na elaboração dos projetos. Lidi e os outros voluntários conseguem trabalhar com a abordagem comunitária, conforme os objetivos estabelecidos na capacitação: organização, respeito às opiniões e coletividade. A comunidade, através do grupo colaborativo, estabelece as prioridades a serem melhoradas  e o embaixador vai ajudar a pensar na solução. “Ele tem uma visão diferente, porque vem de uma cultura diferente e vive em uma realidade diferente. Quando os moradores percebem que eles estão lá porque gostam deles, existe a transformação de sentimentos. Eles deixam de ser vítimas, melhoram a autoestima e começam a confiar no crescimento e na união para tudo dar certo”, ressalta Carmen. 

​No caso da Lidi, o mais importante é a questão humana disso tudo: “pensar no próximo para melhorar o todo. A Associação do Bairro Bela União hoje construiu projetos que mudaram a vida das pessoas: um grupo de senhoras faz crochê e pintura. Outro grupo foi beneficiado com aulas de informática. E mais de 30 crianças aprenderam Capoeira. Essa transformação que queremos fazer. É uma troca de aprendizado para a vida toda”, afirma.

Você também pode ser um voluntário

Para a dentista Áurea Horbach a experiência de ser embaixadora no bairro Ouro Verde, também em Horizontina, ainda é uma descoberta. “Eu vejo esse trabalho como uma construção. É como fazer parte daquele bairro e querer participar das melhorias. Uma delas foi um mutirão de limpeza que fizemos. Cada um ajudou um pouco e o bairro se transformou. A gente, como voluntário, também se transforma. Isso dá mais valor na nossa vida”, confirma. Seja um embaixador você também!

Em Horizontina o Programa Semeando o Futuro, da Global Communities, atua em 10 bairros. A melhoria da qualidade de vida destas comunidades é a nossa prioridade. Isso acontece a partir de ações que promovem a cidadania, o respeito e a confiança.  E nós precisamos de você! Venha ser um Embaixador Comunitário e ajude ao próximo.

O que precisa: pensar que você pode fazer o bem para as outras pessoas
Pré-requisitos: ter um tempo para se dedicar e boa vontade de construir uma sociedade diferente
Responsabilidades: se reunir pelo menos uma vez por mês com o Conselho Comunitário do bairro que você atuar e ajudar no planejamento de ações e planos de melhorias.
Como se cadastrar:Cadastro Embaixador Comunitário
Mais informações:  
[email protected]
Telefone: 55 3537-1868/ 55 99144-6466

Texto e fotos: Alessandra Toniazzo