News  >  Blog

Transformando resíduos em riqueza: uma cooperativa de coletores de resíduos sólidos administrada por jovens – Programa CLEAR da USAID

Published 01/30/2023 by Daiane Yara Martins

GC_Kenya_CLEAR_Case_Study_Waste_Coop_Sept2022_pic

A Kigro Recyclers é uma empresa de gestão de resíduos e reciclagem com sede em Nairobi, no Quênia. Foi formada por um grupo de jovensem 2019 para enfrentar o problema crescente de coleta de lixo nos bairros. Desde então, o grupo se estabeleceu como uma cooperativa de trabalhadores gerida por catadores informais de lixo, a maioria é jovem. Kigro tem 20 membros que também são proprietários da cooperativa.

A coleta de lixo sempre foi um trabalho árduo especialmente no Condado de Nairóbi, que produz cerca de 2.400 toneladas de resíduos todos os dias (NEMA, 2015). Através de cooperativa, a Kigro aborda coletivamente questões do dia a dia que incluem segurança ocupacional e saúde para os membros.

“Nosso trabalho é prático, então treinamos os membros sobre como carregar, separar resíduos e comercializar para novos clientes. Também treinamos novos membros no modelo de negócio cooperativo.” Alex Kariuki, Tesoureiro, Recicladores Kigro.

Inicialmente, Kigro se concentrou apenas na coleta de lixo, mas agora a cooperativa diversificou seu quadro de cooperados para também fornecer educação comunitária sobre saneamento.

“Pagamos trabalhadores todos os dias, a maioria deles têm famílias e não podem contar com um salário mensal, muitos deles recebem um salário diário”, diz Rogers Rombe – Presidente

A tomada de decisão dentro da cooperativa é um esforço colaborativo. A diretoria faz o transporte e decisões logísticas e determina onde os resíduos serão descartados, pois é política da cooperativa não despejar lixo em locais ilegais. Os membros tomam decisões sobre oportunidades de marketing e parcerias. Os custos operacionais de funcionamento do negócio são cobertos pela cooperativa, incluindo pagamento dos trabalhadores.

Do ponto de coleta, os resíduos são transportados para seu centro de triagem onde é classificado e pesado. Parte do resíduo é embalado para venda, a outra parte é transportada para o local de despejo legal. Inicialmente, os membros usavam um carrinho de mão para transportar os resíduos, porém através de recurso da cooperativa, eles conseguiram comprar um caminhão para enfrentar o desafio de transporte de grandes volumes de resíduos.

“A Global Communities nos ajudou a descobrir o modelo de negócio cooperativo e através de treinamentos de Equidade e Boa Governança, realinhamos nossa estratégia de negócio e estamos em um lugar muito melhor hoje, disse Rogers.