News  >  Blog

Uma conquista para a vida toda

Published 01/24/2020 by Daiane Yara Martins

para-so-pra-a_orig

Noeli Jacinta Becker é moradora do Bairro Paraíso, em Horizontina/RS, há mais de 12 anos e não consegue conter a empolgação em contar passo a passo da mais recente conquista dos moradores, a legalização de seus terrenos junto a prefeitura da cidade, “é a maior de todas as nossas recentes conquistas”, diz com orgulho a líder comunitária.

O Bairro Paraíso nasceu de uma invasão de terras pertencentes ao Estado do Rio Grande do Sul em maio de 1999, localizado na área rural de Horizontina hoje conta com 87 lotes e uma média de 340 moradores. Em 2003, o governo estadual transferiu a posse das terras para a administração municipal e desde então os moradores aguardam ansiosamente a legalização da área.

Noeli conta que quando chegou ao bairro, há 12 anos atrás, a infraestrutura do local era precária, mas que sua mudança significou a saída do aluguel e a conquista da casa própria.

“Antes de chegar aqui no Paraíso eu e minha família morávamos de aluguel no Bairro Eldorado em uma casinha pequena e sem muita estrutura também, a nossa chegada ao Bairro Paraíso, mesmo que nessa época não tivesse nem água encanada, significou para gente a saída definitiva do aluguel e a conquista da nossa tão sonhada casa própria e hoje recebendo a escritura da minha casa me enche de orgulho e a sensação que fiz a escolha certa para minha vida”, afirma.

Apesar das dificuldades e com muito esforço os moradores foram se organizando e conquistando melhorias na infraestrutura do local, entretanto a legalização da área e o diálogo com o poder público era algo que muitas vezes sequer entrava em pauta.

“Antigamente nós tínhamos muita dificuldade em colocar esse assunto em pauta e não era por falta de vontade, mas por falta de um conhecimento mais profundo mesmo em como chegar na Prefeitura e ter um diálogo com eles. Existia uma Associação de Moradores, mas que não era atuante por falta de conhecimento e de mobilização comunitária”, diz a líder.

Foi nesse cenário que em 2015 os moradores do Bairro Paraíso começaram a participar do Programa Semeando o Futuro, receberam a Capacitação em Gestão Comunitária Participativa (PACE) e retomaram a Associação de Moradores local.

Agora com um grupo atuante e fortalecido, formado na capacitação recebida, os moradores desenvolveram o Plano de Desenvolvimento Comunitário, que norteou os passos para as conquistas tão almejadas.

“A nossa participação no Programa Semeando o Futuro foi um divisor de águas para gente, retomamos as atividades da nossa Associação de Moradores e no PACE adquirimos muitos conhecimentos que nos ajudaram em todas as conquistas mais recentes. Colocar em prática tudo que aprendemos durante a capacitação e começar a elaborar e apresentar projetos foi um passo fundamental para tudo que conquistamos”, afirma.

A mobilização dos moradores e a conquista de uma autonomia chamou a atenção do poder público e contribuiu para a regularização fundiária, é o que afirma o vice-prefeito de Horizontina, Jones Cunha.

“Nós conseguimos a partir da organização da Associação de Moradores do Bairro Paraíso a construção de muitas coisas em um curto espaço de tempo e ajudar a construir uma realidade totalmente diferente que a gente tinha há três anos atrás. Nós temos um projeto junto com os moradores que é a realização da escrituração daquela área, são mais 80 famílias que vão realizar um sonho antigo de mais de 20 anos, nós temos a grata sensação de estar participando com eles dessa construção e esse é um exemplo muito bem-sucedido da parceria entre lideranças comunitárias e o Poder Público”.

Segundo Noeli, colher os frutos dos trabalhos realizados pelos moradores nos últimos anos desperta dois sentimentos: o de gratidão e pertencimento.

“Sempre que paro para pensar em tudo que conquistamos nos últimos anos eu fico muito feliz, foram muitas coisas e muito trabalho também de nós da Associação de Moradores. Hoje eu posso dizer com orgulho que sou moradora do Bairro Paraíso, que tenho a escritura da minha casa, que tenho um espaço comunitário para me reunir com meus amigos e familiares tudo isso desperta um ânimo enorme na gente para ir atrás de muitas outras coisas que podem ser melhoradas”, afirma.

Frutos do trabalho comunitário

Desde 2015, os líderes comunitários do Bairro Paraíso trabalham em conjunto com os moradores, parceiros locais e o Poder Público para melhorar a comunidade. De lá para cá várias conquistas foram alcançadas como a revitalização da praça do bairro, que recebeu um parque infantil, academia, quadra poliesportiva, iluminação e calçamento, a colocação de placas com os nomes das ruas, a revitalização total do centro comunitário, que recebeu telhados, piso, janelas e forros novos, a formação de uma escolinha de futebol para as crianças. Recentemente, a Associação de Moradores conquistou o projeto de construção de uma quadra de basquete no Edital do Sindicato dos Metalúrgicos, que será mais uma opção de lazer e esporte na praça do bairro.

Todas essas conquistas foram alavancadas graças aos conhecimentos adquiridos na Capacitação em Gestão Comunitária Participativa (PACE), onde os líderes aprenderam como se organizar, mobilizar recursos, planejar e executar ações de melhoria. Esses mesmos conhecimentos serão aplicados para realizar os sonhos que ainda estão por vir: os equipamentos para uma cozinha industrial, a instalação de uma área de churrasqueria e a construção de um depósito no centro comunitário.

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentiva o desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que elas busquem as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolvam sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estas por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.