News  >  Blog

Voluntariado que transforma praça e gratifica o coração

Published 05/07/2018 by Daiane Yara Martins

img-1277

Comunidade do bairro Colato e voluntários da John Deere e de outras empresas se uniram para transformar o espaço comunitário em um lugar alegre e seguro para todos

A vontade de transformar a Praça Comunitária Irineu Colato, no bairro Colato, em Horizontina, em um local limpo, aconchegante e alegre, reuniu moradores e pessoas de diferentes locais da cidade. Todos vestiram a mesma camisa: a do voluntariado. No domingo de sol, o grupo de 40 pessoas chegou antes das 8h e colocou em prática o projeto de revitalização da praça, que foi desenvolvido durante a capacitação de líderes pelo Programa Semeando o Futuro, da Global Communities. Bancos, muros e escadas quebradas receberam consertos, houve limpeza dos canteiros, das áreas comuns e plantio de flores e mudas. “Mais uma vez o voluntariado mostrou a força que tem. Aqui não tem camisa, não tem empresa, não tem time. Todos têm o mesmo objetivo: fazer o desenvolvimento social acontecer, realizar melhorias na praça e crescer pessoalmente”, garante um dos líderes comunitários do bairro e também funcionário da John Deere, Vagner Martins de Oliveira.

Com os olhos atentos, Marina, 9 anos, não tirava os olhos do pai, Vagner. Ela ajudou na limpeza e carregou as flores. Desde pequena, acompanha os pais em trabalhos realizados pelo Comitê de Voluntariado da John Deere. Desde de pequena, recebe o melhor exemplo de cidadania: “quero mostrar para ela o quão importante e gratificante é fazer voluntariado para transformar a sociedade onde vivemos”, afirma Vagner. A praça é ponto de encontro da família com amigos no final de semana. O técnico em manutenção conta que, com o tempo, o local ficou abandonado . “Com essa ação vamos desenvolver novos líderes e mostrar que cada um tem a sua função dentro do trabalho voluntário. É importante estar aberto para essa mudança. Queremos dar vida à praça e deixar este espaço bonito para receber toda a comunidade de Horizontina”, conta.
 
E nem precisa morar no bairro para ajudar na transformação. Parceiros de outras comunidades, funcionários da empresa John Deere, da empresa de limpeza Top Service e do restaurante Divina Gula também participaram da ação. Rose Cristiane Jacobi, trabalha na área da Logística da John Deere e mora no bairro Alvorada. Nunca tinha ido até a praça, mas se inscreveu para ajudar na revitalização porque acredita que o espaço é de todos. “Não é pelo bairro, é pela motivação em poder ajudar e tornar o lugar mais bonito. É pela sensação de estar fazendo um pouco pela comunidade e pela cidade onde eu moro. Eu me sinto realizada, de coração leve”, garante. 

A voz de todos faz a mudança acontecer
O projeto de revitalização da praça começou a ser planejado em 2017, quando líderes comunitários, incentivados pelo programa Semeando o Futuro, ouviram as prioridades dos moradores em reuniões e assembleias. “A primeira necessidade que os moradores destacaram foi a revitalização do local que estava esquecido e sujo. Já fizemos mutirão de limpeza, estamos fazendo os reparos e o objetivo é dar vida ao local”, explica professora aposentada e líder comunitária Marlei Milbrabt. O local também passou por pintura e hoje recebe mais visitas. “Conseguimos ouvir o que os moradores queriam, juntamos o grupo de voluntariado, buscamos auxílio e colocamos a mão na massa. A transformação está sendo vista e vivida pela nossa comunidade. Esse espaço é de todos, para todos”, afirma Marlei. Capacitar as comunidades e fornecer suporte técnico para lideranças cívicas para que elas desenvolvam ações como esta do bairro Colato são alguns dos objetivos que o Programa Semeando o Futuro vem desempenhando em Horizontina. “O planejamento e a execução das atividades de melhorias promovem qualidade de vida da comunidade como um todo e se tornando mais empoderados do próprio bairro”, explica Giovana  Kuhn, técnica em desenvolvimento comunitário do Semeando o Futuro.

O sentimento bom em ajudar
Sandro Luis Haezel, presidente do Comitê de Voluntariado da John Deere em Horizontina, também ajudou. Durante as horas da ação, ele lavou as escadas, ajudou nos consertos, recolheu o lixo. “Vir até aqui num domingo pela manhã e deixar um trabalho registrado é comovente. Quem utiliza este espaço vai lembrar de quem ajudou com carinho e quem fez a mudança, vai se sentir satisfeito por ajudar”, afirma. O objetivo do comitê é envolver cada vez mais funcionários e levar o voluntariado até as comunidades que precisam. “O sentimento de gratificação por ser um voluntário ajuda em todos os lugares, dentro e fora do trabalho na empresa”, garante Sandro.
 
E foi este sentimento que fez com que Eduardo Maron se dedicasse como voluntário mais uma vez, em mais uma ação. Ele é líder comunitário do bairro Ouro Verde, funcionário da John Deere e já perdeu as contas de quantas vezes ajudou como voluntário no bairro onde mora e em outros locais da cidade. “Sou voluntário e isso me deixa feliz. A integração entre os bairros faz com que a gente pense na cidade como um todo. Quando vimos a praça limpa, nos sentimos bem como pessoa. Conheço outras pessoas, novas atividades e motivo amigos para fazer o mesmo. É gratificante”, garante.

Melhoria contínua
As ações de melhoria na praça não se limitaram a um final de semana. A comunidade já conquistou junto ao poder público a melhoria na iluminação da praça e também a poda de árvores. Segundo os líderes comunitários, essas duas ações junto com as reformas e a reivindicação do uso da praça pelos moradores afastaram do local usuários de drogas, tornando-o mais seguro para a comunidade.
Além disso, vendo oportunidades de continuar o trabalho e aproveitando a empolgação dos moradores e voluntários, os líderes do bairro decidiram continuar as ações de melhoria no final de semana seguinte. Eles aproveitaram os materias disponíveis e comprometimento dos voluntários para pintar as áreas que ainda não haviam sido pintadas, voluntários da cozinha transformaram as carnes trazidas na atividade anterior em um delicioso carreteiro e, mais uma vez, a praça acolheu com carinho àqueles que estavam dispostos a melhorá-la.
Uma das líderes comunitárias ficou responsável por regar as mudas plantadas, uma vizinha da praça adotou os canteiros próximos a sua casa, outros moradores passam por lá e planejam os próximos passos do plano: revitalizar o espaço do parquinho, embelazer outros canteiros e instalar corrimãos nas escadas.

Semeando o Futuro
A Global Communities, juntamente com a John Deere Foundation, identificou oportunidades para expandir as atividades de desenvolvimento comunitário que catalisam mudanças significativas para as comunidades carentes localizadas perto das operações da John Deere no Brasil. A missão deste programa é construir a capacidade das comunidades e instituições locais para priorizar necessidades e mobilizar recursos que melhorem as condições socioeconômicas, particularmente para jovens em situação de risco.

Por: ​Alessandra Toniazzo