News  >  Blog

Voluntários da comunidade lideram ações de prevenção do zika em Honduras

Published 06/12/2019 by Daiane Yara Martins

zika-volunteer_orig

Há cerca de 3 anos, Honduras sofreu uma grande epidemia de Zika, o vírus transmitido por mosquitos que pode causar defeitos congênitos, com cerca de 36.000 casos. Apesar do risco de infestação poder ser ainda maior neste ano, foram registrados apenas 600 casos.

O sucesso deve-se em grande parte ao treinamento de 1.200 voluntários da comunidade e 1.100 professores feito através do programa Nuestra Salud (Nossa Saúde) financiado pela USAID e executado pela Global Communities. Nele, os participantes foram capacitados para mudar comportamentos em seus bairros, por meio da compreensão dos locais dos mosquitos e condições de reprodução e educação sobre a transmissão sexual do zika.

Don Héctor, líder da comunidade de Colonia Flor del Campo e voluntário no projeto, afirma que parte de seu trabalho é educar seus vizinhos de que eles devem livrar a área de água parada desnecessária para eliminar os criadouros do mosquito.

“Trabalhamos em conjunto com igrejas, escolas e faculdades, conselhos de água, redes de voluntários da saúde e outras organizações e líderes comunitários para planejar, executar e avaliar as atividades que desenvolvemos na comunidade. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos, mas há muito a fazer”, diz Don Héctor.

O programa Nuestra Salud tem como alvo áreas urbanas pobres e densas em cinco dos municípios mais afetados de Honduras: Tegucigalpa, San Pedro Sula, Choloma, La Lima e Villanueva, alcançando 36 unidades de saúde e 360 ​​comunidades em maior risco. Os sintomas da zika são erupção cutânea, dor de cabeça e dor nas articulações raramente são graves o suficiente para levar as pessoas ao hospital. Uma mulher grávida pode transmiti-lo ao feto que pode sofrer defeitos cerebrais, como a microcefalia.

A equipe da Global Communities em Honduras se reuniu recentemente com legisladores e meios de comunicação em Washington, para discutir o sucesso dos programas contra o Zika, HIV / AIDS, Malária, Dengue e Chikungunya e outros projetos como o manejo de bacias hidrográficas no país. Esses projetos ajudam a dar aos hondurenhos a esperança de um futuro mais saudável e próspero.

Veja aqui, um dos voluntários da área de saúde fornecendo uma demonstração sobre a prevenção do zika.


Texto original: ​https://www.globalcommunities.org/zika-prevention-community-volunteers?fbclid=IwAR1Dg8C_osG1BxPLqkiw17YseScDu9VNWbi2bnUn-gMiGCqayMzNwsquVoU